Se você está interessado em planejar uma viagem com a finalidade de estudar inglês e/ou trabalhar em outro país, é essencial saber qual é a melhor época para fazer um intercâmbio na Irlanda.
Saber qual é a melhor época para realizar o seu intercâmbio na Irlanda é de suma importância para que você otimize o seu planejamento, já que o clima e os preços podem interferir diretamente em sua escolha.
A seguir irei falar sobre as variáveis “preço”, “clima” e outros fatores que podem influenciar na sua escolha.
As variáveis para escolher a melhor época
Antes de falar um pouco sobre a melhor época para fazer seu intercâmbio na Irlanda, saiba que o clima é um dos principais fatores para colocar na balança.
Por que digo isso? Porque a Irlanda é um país predominantemente frio e chuvoso, e, dependendo da época que você embarcar, poderá estar muito frio ou “menos” frio, vamos dizer assim.
Caso escolha o início do ano, o clima estará bem frio, e por volta de abril e maio, as temperaturas começam a subir um pouco, deixando o clima bem gostoso e com mais dias ensolarados.
Caso você queira um intercâmbio de curta duração (com até 3 meses de curso mais turismo) e que tenha uma certa flexibilidade para embarcar, procure ir entre os meses de abril a junho, pois o clima estará menos chuvoso e fazendo menos frio (temperaturas nesse período giram em torno de 16 graus, sem contar que os dias são mais longos).
Preços da passagem
Caso queira pagar um preço menor na passagem, os meses de abril, maio, setembro e outubro se destacam mais.
Mas claro, muitas coisas interferem nos preços das passagens, até mesmo a alta do dólar.
Cursos de longa duração
Para cursos de longa duração (6 meses de curso + 2 meses de férias), o embarque poderá ser quando você quiser, mas fique sempre atento a 2 coisas: os meses que as passagens geralmente são mais baratas, que são em abril, maio, setembro e outubro (isso não é regra, pois pode ser que você encontre uma promoção de alguma companhia aérea específica e pague mais barato e outros meses), e o período que o estudante poderá trabalhar por 40 horas semanais, que é entre os meses de junho à setembro e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.
Se você embarcar em abril ou maio, você pegará essa época para trabalhar por 40 horas semanais e, além disso, ainda pagará uma passagem mais barata.
Eventos
Outro detalhe importante é você saber que as escolas geralmente fecham nas últimas 2 semanas entre o Natal e o Ano Novo; então se programe para não pagar essas aulas com a agência e “perder” duas semanas pelo recesso de fim de ano.
Dicas do Especialista:
Dica 1
Caso você queira pegar uma das festas mais tradicionais da Europa, que é o St. Patricks Day (17 de março), aconselho você a ir em fevereiro. Por que este conselho? Nessa festa, as oportunidades de emprego crescem demais, pois as cidades ficam cheias de turistas e, consequentemente, as cafeterias, bares, mercados, hotéis e pubs precisam de mais gente para trabalhar, e é nessa hora que você poderá brilhar e garantir uma boa renda.
Dica 2
Caso você vá fazer um curso de longa duração, tente estar na Irlanda na época do Natal e Ano Novo, pois a cidade fica completamente enfeitada. Fica tudo MARAVILHOSO.